Papa Francisco nomeia Dom Otacílio Ferreira de Lacerda para Bispo Titular da Diocese de Guanhães

Notícias

O Boletim do Vaticano desta quarta-feira, 19/06/2019, trouxe uma boa notícia para a Diocese de Guanhães. O Papa Francisco nomeou Dom Otacílio Ferreira de Lacerda como novo Bispo Diocesano de Guanhães. A posse do novo Bispo acontecerá no dia 14/09/2019 às 9h30 na Catedral São Miguel.

Ao final da notícia, leia a nota envidada por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda à Diocese de Guanhães.

Na íntegra, a divulgação do Boletim, com tradução eletrônica (ainda sem a tradução oficial).

Nomeação do Bispo de Guanhães (Brasil)

O Santo Padre Francisco nomeou Bispo de Guanhães (Brasil) Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, transferindo-o da sede episcopal titular de Tulana e do Bispo Auxiliar de Belo Horizonte.

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda

Dom Otacílio Ferreira de Lacerda nasceu em 17 de novembro de 1960 em Itapiruçu, diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Completou seus estudos em Filosofia no Mosteiro de São Bento em São Paulo (1982-1983) e em Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (1984-1987). Também estudou Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993-1996) e participou de um curso sobre a realidade amazônica em Manaus (2000-2001).

No dia 10 de abril de 1988 foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Diocese de Guarulhos, onde ocupou os seguintes cargos: Vigário paroquial e depois pároco de Nossa Senhora do Bonsucesso ; Superintendente da Caritas Diocesana; Administrador paroquial e depois pároco de Santo Alberto Magno ; Coordenadora do Ministério Pastoral ad intra ; Conselheiro para a Pastoral Juvenil; Vigário Regional; Representante dos presbíteros da Regional Sul 1; Vigário Episcopal para o Clero; Vigário Foraneo de Forania Imaculada ; Pároco de Santo Antônio em Guarulhos (Gopoúva) e Vice-Tesoureiro Diocesano. Ele também trabalhou por dois anos como sacerdote fidei donumna diocese de Ji-Paraná, estado de Rondônia.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado Bispo Titular de Tulana e Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele recebeu ordenação episcopal em 18 de março de 2017.

[01103-IT.01]

[B0529-XX.01]

Dom Darci José Nicioli divulgou nota sobre a nomeação:

Nota SOBRE A NOMEAÇÃO DO BISPO DE GUANHÃES

Caríssimos Irmãos e Irmãs, Sacerdotes, Seminaristas, Autoridades Civis e Militares, todo o Povo de Deus, lhes dou a grande notícia: Deus ouviu nossa oração e o Papa Francisco nomeou, hoje, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, como o 4º Bispo titular da Diocese de Guanhães.

Dom Otacílio é mineiro da cidade de Palma, tem 58 anos de idade. Ainda adolescente, transferiu-se com a família para o Estado de São Paulo. Ordenou-se sacerdote na Diocese de Guarulhos, servindo aquela Igreja em várias e importantes missões, dentro e fora da Diocese. Ali foi eleito Bispo da Santa Igreja Católica, no ano de 2016.

Até o dia de hoje, exercia o ministério episcopal como Bispo Auxiliar de Belo Horizonte.

Caríssimo Dom Otacílio, saiba que o senhor foi muito esperado e já é amado por todos nós! A Província Eclesiástica de Diamantina, neste Centro Norte das Gerais, os Irmãos Bispos de Araçuaí, Dom Marcelo; Almenara, Dom Cabral; Teófilo Ottoni, Dom Messias e eu, unidos ao Clero e a todo o Povo de Deus da Diocese de Guanhães, o acolhemos afetuosamente. Seja bem-vindo!

Anunciamos, também, que a posse do novo Bispo será na manhã de sábado, dia 14 de setembro, às 09h30, na Catedral da Diocese de Guanhães.

Bendito aquele que vem em nome do Senhor! 

 

Diamantina, 19 de junho de 2019.

 

+ Darci José Nicioli, CSsR

Arcebispo Metropolitano de Diamantina 

Administrador Apostólico de Guanhães

Fonte: Vida Nova FM e Diocese de Guanhães